quinta-feira, 1 de março de 2012

A Dublagem Imposta na TV Paga Brasileira

Nesta nova postagem, o Blog Serinema deixa um pouco de lado as séries e filmes para falar sobre um assunto mais sério, que vem chamando a atenção de muito assinantes da TV à cabo: a imposição da dublagem por padrão na grande maioria dos canais.

















A TV paga brasileira oferece uma maior quantidade de canais do que a TV aberta, com conteúdos diversos para todos os gostos: séries, filmes, esportes, desenhos animados, músicas etc. Estes canais, em grande parte os de filmes e séries, tem o dever de disponibilizar para seus assinantes todas as formas possíveis de exibição dos conteúdos: dublado ou com o áudio original e legendas, deixando à critério do espectador escolher o modo que melhor lhe convenha assisti-los.


Pode parecer estranho para alguns leitores, mas pesquisas apontam que relativa maioria da população prefere assistir a conteúdo dublados do que legendados, por alegar que a legenda tira a atenção do que está sendo exibido, por não querer tirar o emprego dos dubladores ou até pela simples preguiça de ler. Também já foi comprovado que a grande maioria das classes média e baixa, que cada vez mais assinam pacotes da TV à cabo, preferem os conteúdos dublados. Este fator vem contribuindo consideravelmente para um aumento dos programas traduzidos para o português, pois o número de assinantes pertencentes a estas classes é cada vez maior.


A preferência pelo conteúdo dublado não deve ser menosprezada ou criticada, visto que é algo muito pessoal. O que entra em questão aqui é o direito do assinante da TV paga em poder escolher o modelo que quiser. Os canais fechados, pelo fato de serem pagos, tem a obrigação de disponibilizar para seus clientes o conteúdo com áudio original e legendas, assim como conteúdos dublados, sempre que for possível.  É um direito garantido no ato da assinatura da TV à cabo. Entretanto, como o áudio em português vem gerando mais lucro, muitos canais já exibem, ou estão começando a exibir, sua programação quase inteiramente dublada, um completo desrespeito com o consumidor que paga por um serviço volátil e de qualidade.




























A TNT e o Telecine Pipoca, canais com programas completamente dublados, por exemplo, lideram o ranking dos mais assistidos da TV paga. Em 2007, a Fox resolveu dublar toda a sua programação repentinamente, não oferecendo alternativas ao seu espectador.  FX, Sony Spin, MegaSpace e LIV também já estão dublados, sem outras opções e, para completar, o AXN e a Sony já anunciaram que todas as novas séries do canal este ano estarão, muito provavelmente, somente com o áudio em português. As exceções ficam por conta do Universal Channel, que somente dublará sua programação quando puder oferecer a possibilidade de escolha ao consumidor; a Warner, ainda quase completamente legendada; e alguns outros poucos canais, que disponibilizam todas as opções disponíveis. É interessante notar ainda que alguns destes canais, como o Telecine Pipoca, até fornecem o áudio original e  o dublado, mas não disponibilizam a legenda, frustrando a expectativa de muitos clientes.


Com a imposição da dublagem por padrão, e sem as opções de áudio original e legendas, as emissoras ignoram seu compromisso para com o consumidor e optam por tentar atrair mais espectadores através da programação dublada. Falta investimento em tecnologia para conseguir atender as demandas dos espectadores, e falta respeito e comprometimento com o assinante. Dito isso, o download de séries e filmes, tão contrariado pelos canais de TV , nunca pareceu tão apropriado.


Pelo direito de escolha do consumidor, o blog Ligado em Série, junto com a Sociedade dos Blogs de Séries criou o movimento "DUBLADO SEM OPÇÃO, NÃO!''. Neste movimento, todos podem assinar a petição pública que será enviada às principais operadoras de TV, aos canais infratores e à ''ABTA - Associação Brasileira de TV por Assinatura'' a fim de que algo seja feito em prol daqueles que querem ter a opção de escolha ao assistir televisão. Clique aqui, assine a petição participe desta luta!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem !