sábado, 24 de setembro de 2011

DreamWorks x Disney/Pixar

Antes de tudo: são três os principais tipos de animações usados em filmes. A mais antiga ('Cinderela', 'Pinóquio'), feita com papel e tinta, principalmente, é chamada de tradicional. Há também a 'stop-motion' (Fuga das Galinhas), em que se usa argila/ massa para construir o cenário e os personagens, e, por fim, a animação feita em computação gráfica, mais recente. 

  
Desde a década de 30, quando surgiu o primeiro longa-metragem em animação da história ('A Branca de Neve e os Sete Anões', da Disney), os filmes animados vem conquistando cada vez mais espaço na indústria do cinema, tornando-se um dos ramos mais lucrativos. Dentre as várias empresas de computação gráfica que existem hoje responsáveis pelas produções desses filmes, as que mais se destacam são a Blue Sky (produtora de filmes como 'A Era do Gelo' e 'Robôs'), a DreamWorks Animation e a Pixar. Neste post, falaremos sobre as duas últimas, maiores rivais.
   

 
Pixar

A Pixar (conjunção fonética de ''pixel'' e ''arte''),  começou como um divisão da Lucas Film, de George Lucas (Star Wars). Mais tarde, foi comprada por Steve Jobs (esse mesmo, ex-presidente da Apple) e 5 anos depois assinou um contrato com a Disney. Nesse contrato, a Pixar seria responsável pela produção dos longa-metragens animados, enquanto a Disney seria responsável pela distribuição dos mesmos.
  
Dessa forma, no ano de 1995, em uma parceria entre a Pixar e a Disney, estreiou nos cinemas do mundo inteiro o primeiro filme da história feito inteiramente em computação gráfica: Toy Story. Com ótimas críticas, um visual inovador e milhões de dólares arrecadados, Disney e Pixar assinaram um outro contrato para mais 5 filmes, e, de lá pra cá, 12 animações já foram feitas . São elas: 

1995 - Toy Story
1998 - Vida de Inseto
1999 - Toy Story 2
2001 - Monstros S.A                                            
2003 - Procurando Nemo
2004 - Os Incríveis
2006 - Carros
2007 - Ratatouille
2008 - Wall-E
2009 - Up - Altas Aventuras
2010 - Toy Story 3
2011 - Carros 2

Atualmente, a Pixar pertence à Disney e Steve Jobs é seu maior acionista.
                                                                                    
DreamWorks

A DreamWorks SKG (Spielberg, Katzenberg e Geffen, os fundadores da empresa) é uma das maiores empresas cinematográficas dos EUA, criando, produzindo e distribuindo diversos tipos de filmes, videogames e programas de TV. 
  
Em 1997, aliada à empresa de computação gráfica PDI, a DreamWorks produziu sua primeira animação feita totalmente em computação gráfica: FormiguinhaZ. Tal animação, entretanto. não chegou nem perto do sucesso que Toy Story fez com a Disney/Pixar. Em 2000, a DreamWorks criou a DreamWorks Animation, somente para a área de animações. Não demorou muito, e a empresa também encontrou seu primeiro sucesso: o ogro Shrek.
  
O mais legal disso tudo é que Shrek é um filme que 'brinca' com a Disney o tempo todo, parodiando vários contos de fadas e mostrando seus personagens de uma forma diferente da que conhecemos, como o 'Pinóquio' e os 'Três Porquinhos'. O próprio castelo de 'Duloc' é uma referência à Disneylândia. Não bastasse todas as paródias, 'Shrek 2' foi, até o ano passado, a animação de maior bilheteria da história, sendo ultrapassada somente por Toy Story 3, lançado em 2010.
  
Veja abaixo todas as animações computadorizadas feitas pela DreamWorks até hoje:

1998 - FormiguinhaZ
2001 - Shrek
2004 - Shrek 2
2004 - O Espanta-Tubarões
2005 - Madagascar
2006 - Os Sem-Floresta
2007 - Shrek Terceiro
2007 - Bee Movie
2008 - Kung Fu Panda
2008 - Madagascar 2: A Grande Escapada
2009 - Monstros VS Alienígenas
2010 - Como Treinar seu Dragão
2010 - Shrek Para Sempre
2010 - Megamente
2011 - Kung Fu Panda 2
   
Na hora de assistir aos filmes de animação, poucos se importam qual empresa fez tal filme, os recursos utilizados, etc. As pessoas querem é rir, levar os filhos, descontrair. Porém, é interessante notar a principal diferença  entre DW e Pixar. Enquanto o papel da DreamWorks é puro entretenimento, diversão, a Pixar aborda em seu filmes temas sutilmente mais adultos (com exceção da franquia 'Carros', voltada exclusivamente para o público infantil) . Por isso, filmes como 'Wall-E' e 'Ratatouille' podem não ser os preferidos da criançada.
  
Além disso, é muito bom acompanhar ano a ano a disputa das duas empresas pelo Oscar de Animação. Desde que foi criado, em 2002, a Pixar já levou 6 estatuetas ('Procurando Nemo', 'Os Incríveis', 'Ratatouille', 'Wall-E', 'UP' e 'Toy Story 3') e a DW 2 ('Shrek' e 'Wallace e Gromit'). Até hoje, somente três animações foram indicadas ao Oscar de Melhor Filme: 'A Bela e a Fera' (Disney), 'Up' (Disney/Pixar) e 'Toy Story 3' (Disney/Pixar), mas todas perderam.
  
Para o futuro, as apostas da DreamWorks ficam por conta do 'Gato de Botas' (trailer abaixo), que será lançado em novembro deste ano, e 'Madagascar 3', previsto para junho de 2012. Por parte da Disney/Pixar, a novidade é 'Monstros S.A 2: Universidade dos Monstros', com previsão de estreia em 2013. Não perca!

   

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comentem !