Acaba de chegar nas locadoras de todo o Brasil uma das melhores comédias de 2011. Acompanhados de um elenco estelar e um roteiro eficaz, os amados Muppets retornam ao mundo da fama em um filme recomendado para todas as idades.
O Muppet Show, criado na Inglaterra, em 1976, por Jim Henson, era um show de espetáculos apresentado pelos próprios Muppets (personagens em fantoches), recheado de músicas, paródias e piadas, sempre com um convidado especial humano a cada novo programa. Apesar de voltado para o público infanto-juvenil, o show ficou marcado pelo seu estilo ultrajante e espontâneo, pois os próprios bastidores do evento eram mostrados, com os Muppets comendo, xingando e até mesmo brigando entre si e atrapalhando ao próprio espetáculo.
Algumas décadas depois, entretanto, os Muppets estão esquecidos. Enquanto alguns adultos pouco se lembram do Sapo Caco, Miss Piggy e cia, muitas crianças nem tiveram a oportunidade de conhecer as marionetes que, se comparadas às computações gráficas atuais, podem ser consideradas ultrapassadas. Incomodado com o abandono de criaturas tão queridas em sua infância, o ator Jason Segel (da série How I Met Your Mother) procurou a Disney para desenvolver um projeto sobre a volta dos Muppets. Após muita persistência, Segel conseguiu a permissão para um novo filme, que ele mesmo produziu, roteirizou e atou como um dos protagonistas.
É interessante notar o humor irônico e moderno criado pelos roteiristas Jason Segel e Nicholas Stoller. Durante sua longa jornada a fim de reunir os dispersos Muppets e recuperar seu estúdio de sucesso, os fantoches reconhecem que estão velhos, esquecidos e ultrapassados, mas não deixam de brincar com isto. Piadas com o orçamento do filme, sátiras à cultura de entretenimento atual e tiradas sobre a idade avançada de seus antigos fãs só deixam o filme ainda mais divertido e ressaltam a essência do programa das marionetes.
Outro ponto alto do filme são os diversos artistas famosos que fazem pontas no filme: Jack Black, Selena Gomez, Jim Parsons, Neil P. Harris, Dave Grohl (do Foo Fighters) e Emily Blunt (retornando ao seu papel de O Diabo Veste Prada) são só algumas das inúmeras participações especiais do longa. Até mesmo Lady Gaga e Katy Perry gravaram cenas, mas foram cortadas na hora da edição final, e só aparecem nos extras do DVD.
Com uma narrativa animada e bem desenvolvida, o filme traz os Muppets ao mundo moderno sem esquecer de seus elementos principais, com as costumeiras músicas e piadas, em um filme divertido e capaz de agradar a todos os públicos. O longa foi bem nas bilheterias, venceu o Oscar de Melhor Canção Original (com a música 'Man or Muppet', que concorria com a de Rio) e já garantiu uma sequência cinematográfica com previsão de estreia no próximo ano. Para a alegria dos antigos e novos fãs, ficamos na espera por novas aventuras das marionetes que nunca deveriam ter sido esquecidas.