segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dez anos de "O Senhor dos Anéis" e data do trailer de "O Hobbit"

  
Dezenove de dezembro de 2001. Há exatos dez anos, estreava nos cinemas americanos  uma das trilogias mais famosas e bem-sucedidas de todos os tempos. O Senhor dos Anéis - A Sociedade do Anel, adaptação da primeira parte do livro criado por J.R.R Tolkien, arrecadou 874 milhões de dólares muldialmente, venceu 4 Oscars e introduziu a saga que trouxe a fantasia e a aventura de volta às telonas.  


Após A Sociedade do Anel, em 2001, a segunda parte "As Duas Torres" foi lançada em 2002, e a última parte "O Retorno do Rei", em 2003, todas indicadas ao Oscar de melhor filme. 


O Senhor dos Anéis
  
A produção da trilogia foi bem complicada. O custo era alto, e o neozelandês Peter Jackson, devido ao seu modesto currículo cinematográfico, teve que ralar muito até conseguir o papel de diretor do filme. E a ralação não acabou por aí: todos os três longas foram filmados simultaneamente em longos 274 dias, com anos de pré e pós-produção, que contaram com uma equipe de 2.400 pessoas e 26 mil figurantes. O orçamento da trilogia nunca foi divulgado ao certo, mas estima-se o preço de 600 milhões de dólares.
  
Como era esperado pela maioria, todo o trabalho e os enormes gastos valeram à pena. A trilogia O Senhor dos Anéis faturou aproximadamente 3 bilhões de dólares em seu total e faturou 17 estatuetas do Oscar, sendo 11 somente do último filme "O Retorno do Rei", que tornou-se, ao lado de Titanic e Ben Hur, o maior vencedor da história do Oscar. Para a alegria dos fãs, a saga deverá ser convertida para o 3D em breve, e novamente exibida nas salas de cinema.
  
Quem me conhece, sabe a opinião que tenho da saga. O Senhor dos Anéis (assista ao super trailer abaixo) soube mesclar aventura, ação e emoção na dose certa, acompanhado com uma trilha sonora marcante, e sustentado por um roteiro surpreendentemente bem-adaptado. A história dos três livros em que os filmes são baseados chegou a ser considerada inadaptável para o cinema, tamanha era a dimensão e a complexidade de sua trama. Transformar mais de 1000 páginas em três filmes coerentes e fiéis pode ser considerado um feito daqueles e, por isso, a trilogia do anel é considerada por muitos como a melhor adaptação de um livro para o cinema.

                             
                 
O Hobbit
  
Também escrito por Tolkien, é um livro que conta a história que se passa antes dos eventos ocorridos em O Senhor dos Anéis. Na trama, o hobbit Bilbo (do título do livro), o mago Gandalf e mais 13 anões saem em busca de um tesouro roubado pelo dragão Smaug. O livro é mais voltado para o público infantil, e por isso é bem curto (cerca de 300 páginas) e apresenta uma história mais simples. 

A adaptação do livro vem sendo planejada desde 2003, mas sofreu muito com impedimentos judiciais e divergências entre as empresas responsáveis pela produção e distribuição do filme. Quando um acordo foi fechado, decidiu-se por dividir a história em dois longas, um estreando em 2012 e o outro em 2013. As filmagens começaram no ínicio deste ano, também dirigidas por Peter Jackson, e o primeiro teaser-trailer já tem data de lançamento: 21 de dezembro. Sim, depois de amanhã, precisamente às 1h da madruga, já poderemos conferir as primeiras cenas  on-line.
  
O Hobbit - Uma Jornada Inesperada, primeira parte dos dois filmes, tem estreia marcada para 14 de dezembro de 2012. Muitos personagens de O Senhor dos Anéis estarão de volta, e alguns serão acrescentados a história, como Frodo (Elijah Wood) e Legolas (Orlando Bloom).
  
A decisão de dividir a história em duas é um pouco preocupante, visto que muita coisa que não está no livro dever ser acrescentada. Mas, como já vimos anteriormente, em Peter Jackson podemos confiar.